segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CRIANÇA, HÁ ESPERANÇA PARA O FUTURO?

"Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus".(Lc.18:16)


Eu assisti nesse último final de semana, talvez a maior estrutura de comunicação de massas, a TV, colocada a disposição de um Projeto de Futuro. Por um palco enorme, equipado com recursos tecnológicos de última geração, efeitos sonoros e visuais fantásticos, descritos pela minha esposa. Dezenas de artistas, atores, jornalistas, cantores e profissionais de mídia, desfilaram diante das câmeras, unidas por uma motivação única, "CRIANÇA ESPERANÇA". A iniciativa que é um acordo entre uma das maiores redes de televisão do planeta e a UNESCO, já está na sua 23ª edição, e com o sucesso de sempre, arrecadou valores expressivos e a solidarização de uma sociedade"distraída" em entretenimentos e outras bobagens apresentadas pelo mesmo meio de comunicação. Na verdade, o assunto é de interesse global mesmo. As famílias foram tocadas pela apresentação de uma realidade "nua e crua", e algumas "feridas expostas" foram novamente expostas, na nossa cara, dentro das nossas ilhas de conforto. Os apresentadores se revezavam continuamente no palco em sucessivas atrações, mas a mensagem era sistematicamente, repetida por todos e com frases de efeito, conclamando os telespectadores a fazerem doações. A mídia e a sociedade, dando uma resposta contundente aos governos e gestores públicos, que como na época de Cristo, preteriam os "pequeninos", em favor de outros interesses do presente. Aliás, naquela época, nem crianças nem mulheres eram contadas. Sabe, isso tudo acaba nos permitindo algumas reflexões. A primeira que me ocorre agora, Você já fez sua contribuição: Hein?! A necessidade cada vez mais premente das famílias, de produzirem cada vez mais valores para o sustento dos lares e de seus projetos, tem levado os casais a dispensarem cada vez menos tempo a criança. Existe um déficit de locais apropriados, para "depositarem temporáriamente" os filhos, enquanto os pais buscam os recursos que em tese, irão garantir o futuro das mesmas. As crianças são introduzidas no sistema educacional, cada vez mais cedo e assim perdem mais tempo no convívio familiar, no ambiente de aconchego do lar, onde se consolidam as afetividades dos gestores do futuro. Encontramos na Palavra de DEUS, a Bíblia, a recomendação para que o homem do futuro, esse gestor que nosso futuro vai necessitar: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".(Pv. 22:6) A família é o primeiro local e não último, em que essas crianças em quem se é depositada a Esperança para o planeta, de acesso a educação. O Lares não podem nunca se eximirem desse privilégio e dever, no sentido de formar esse cidadão melhor do que temos sido. Ah! Já ia me esquecendo. Você já fez sua doação?

É claro que não me cabe emitir juízo de valor, sobre as aplicações dos recursos auferidos, com essa campanha. Não dá prá gente ficar questionando como eles são distribuídos, mas o certo é que algo está sendo feito e essa conscientização deve contagiar outros veículos, outros palcos e outras cabeças. Do seu lado, aí mesmo, do lado de fora da sua "ilha de conforto", estão crianças carentes, fruto de outras "crianças decadentes", que não receberam a mesma atenção. Mentes desinformadas, corpos malformados desnutridos na alma, vitimizadas pelo desinteresse de "nosso passado". Crianças lesadas em seu direito básico, pequenos cidadãos sem oportunidade. Um exército de mentes manipuladas pela indústria do crime, da prostituição e das drogas. HÁ FUTURO NESSAS VIDAS?

Cara...É O SEGUINTE. Vamos esquecer o passado, "deixa prá lá"...já era! Vamos falar do futuro agora, no presente. O que cada um de nós está fazendo para que o "slogan" da campanha seja de fato potencializado, e tenhamos alguma chance de termos melhores Adultos, saídos de nossas "crianças esperança" de hoje.

E não se trata de uma potencialização apenas de suporte financeiro, mas de um envolvimento cidadão com a causa de preservar nossas "Pequenas esperanças", para um contexto futuro desconhecido, presumível, mas desconhecido.

Bom, não fui contratado pela emissora para inserir esse texto no meu "blog", Fui não viu loíssima! Aliás, nem tenho filhos prá me preocupar com seu futuro, mas como tive todo suporte e apoio dos meus "antepassados", e encontrei as oportunidades na Graça e Misericórdia do SENHOR JESUS, que inclusive me garante acesso ao seu Reino dos Céus, quero por isso ser um multiplicador dessa nobre causa. Creio mesmo, que HAJA FUTURO para nossas crianças, se apoiarmos iniciativas como as dessa emissora e de outras também, e principalmente, fizermos a nossa parte no processo.

E então, "ô gorducho", "ô fofíssima", Já deu sua contribuição? Hein!?

Nenhum comentário: