quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUEM NÃO VÊ CARA, ENXERGA CORAÇÃO.

É o contraditório que incomoda tanto.

Sabe meu véio, nem tudo na nossa vida pode ser explicado assim, com a lógica humana. Não dá sempre certo não, viu!? Às vezes, eu diria até, muitas vezes, as pessoas cometem erro na avaliação e no julgamento daquilo que vêem. É preciso mais que ver, é necessário "enxergar" pela fé.

Olha só.

Sexta-feira passada, eu e minha esposa, fomos à consulta periódica de avaliação do meu transplante. Vimos fazendo isso há 34 meses no Hospital São Paulo, no ambulatório de transplante. A gente agora vai de "van" fornecido pela prefeitura do município, mas antes, era meu amigão "Martelo", que nos levava. Eu tenho que retirar uns "VINTE LITROS" do meu sangue remido, para fazerem uma bateria enorme de exames, de quebra ainda tenho que fazer um "xixizinho" no potinho. Haja pontaria meu caro!

Mas, o serviço de remoção do município, leva diversos outros pacientes, todos os dias para as clínicas de hemodiálise em São Paulo. Gente de todo tipo e de todas as idades. Imaginem vocês aí, subir três vezes por semana, enfrentar 4 horas de uma cadeira de torturas, engatado em uma máquina horrorosa, mas que filtrando o seu sangue, mantém você vivo. Junto com o "lixo tóxico" que é retirado do seu corpo, vai parte das suas energias, sua força e esperanças. Sim, porque a máquina suga tudo. A gente chega a perder até 5 kgs numa única sessão. Mas veja só, são mais 3 ou 4 horas de viagem, que começa pela coleta em casa, por volta das 4 horas da manhã. Se ligou no horário? Muitos ali passam meses e meses, anos e anos, nessa rotina, aguardando em uma fila de transplante, com mais de 8.000 outras almas sem rins.

Mole não hein bonitona! Vidas que aguardam um doador que as livrem de tamanho sacrifício e dor, ou que uma família generosa doe os órgãos vivos de seus entes mortos. Então a providência contida na graça e misericórdia de DEUS, se manifesta através de uma tragédia, para resgatar uma outra vida, com apenas um gesto de caridade.

Enquanto isso, eu e muitos outros transplantados, aguardamos durante 8 ou mais horas, para sermos atendidos e liberados da consulta. Sabe como é o serviço público, muita gente do lado de cá do balcão e uns poucos "mal pagos" abnegados ou não, do outro lado.

Mas escuta essa ô loira sarada, AQUILO QUE OS OLHOS NÃO VÊEM, O CORAÇÃO percebe. Uma alegria incontida daqueles que como eu, foram libertados daquela sessão de hemodiálise. OH Glória! Você ouve risos e risadas. As pessoas se confraternizam até com os copinhos de água. Frases de esperança para os que ainda estão no início e de alívio daqueles que recebem seus exames normalizados. Dá para você imaginar esse cenário? Gente cega, amputada de membros, rostos marcados e sugados pela enfermidade. Rostos inchados por interação dos medicamentos imunossupressores. Histórias de gente como a gente, que contam e recordam momentos de aflição, com essa alegria por agora ser tudo passado. E é autêntica alegria, viu ô bombadão!

A alegria imensa que sente alguém que esteve quase com os dois pés no mármore frio do morgue, e agora celebra com sua alma "implantada" por algo que lhe dá novamente vida. Sacou aqui a metáfora né!?

Mas eu estou apenas "dourando a pílula" como diria a senhora sua avó, a coisa já foi bem pior. Pergunta aos familiares, acompanhantes dos pacientes que se encontram em tratamento de hemodiálise, quimioterapias, ambulatórios de doença mental... Misericórdia!

Dentro da minha alma, vejo todo esse cenário. Contemplo não como mero expectador, como você certamente o faria se tivesse sensibilidade para VER além do seu reflexo, mas como um ator coadjuvante, participante de uma cena de muita luta e dor. Ali percebo pessoas que transpiram uma gratidão imensa pela oportunidade, que gerada em outro corpo, agora lhe produz alegria.

Mas algumas dessas pessoas têm um motivo maior, tremendamente maior para estarem agradecidas. Pois além do transplante que lhes possibilita a "sobrevida", exultam em suas almas pela graça acontecida na transfusão de vida eterna, geradas em JESUS CRISTO de Nazaré. Sim, aquele sangue derramado, vertido fora das veias e transpirado pelo próprio suor de JESUS, nos deu vida. Ah meu queridão e queridona. Esse é o melhor motivo da nossa alegria. JESUS CRISTO, doou-se inteiro, de corpo, alma e coração, para que nosso terror e dor se transformassem em verdadeiro louvor. A Ele, que não vemos com os olhos da cara, mas percebemos com os olhos da Fé, seja toda glória. 

E você meu chapa. E você garota. Por que ficam com essa cara de manga-chupada? Hein!?

Espero mesmo que nunca você precise de qualquer transplante, de coisa alguma... Mas de um Novo Coração, pulsando e espancando a vida com a alegria da Salvação... Ah! Esse transplante lhe cairia muito bem mesmo.

Falo por mim mesmo, e por milhões de Novos Corações que habitam como forasteiros essa terra, e já vive aqui mesmo, no caminhar dessa pátria alheia, o cheiro delicioso da Terra da Promessa.

QUEM NÃO VÊ CARA, ENXERGA CORAÇÕES. Sim, garota! Não posso ver o seu rosto agora, mas posso perceber, enxergar mesmo seu coração. Ele bate ansioso, sedento e palpitante por essa Esperança que transforma a nossa tristeza em canto, e nossa boca em instrumento de louvor.

"A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador". Então proponho um teste a você. Fique diante do espelho por alguns segundos, fixando sua própria imagem refletida. Depois feche os olhos, bem apertados para que não penetre nenhuma luz. Fechou? Então feche direitinho aí, ô careca curioso! Agora sim.

Agora sonda o seu coração. Vai, sonda! Mais fundo...vai! Se você não encontrou nenhum motivo em seu coração para agradecer a DEUS, e ter um motivo para estar alegre. Você está precisando de um "transplante de coração", o doador já disponibilizou o dele prá você também. JESUS doou o seu coração para todo aquele que nele crê. 

Bem, agora já pode abrir os seus olhos. Abriu? Então... Ainda achas que não tens pelo que estar alegre? Hein?!

Nenhum comentário: