sábado, 20 de setembro de 2008

A FOFOCA - A FACE INCONSEQÜENTE DA MENTIRA

"As maiores dificuldades que sinto com a Bíblia não estão nas partes que eu não entendo, mas nas que entendo." (Mark Twain)

Têm algumas coisas que costumam nos tirar do sério. Acho que é assim com a maioria das pessoas - mesmo aquelas tidas como equilibradas. Algumas coisas incomodam demais e chegam mesmo a provocar em nós, desejos de ir à forra. A MENTIRA é uma delas. Você não acha?

Sim, a mentira é uma coisa destruidora, pois por causa dela uma pessoa pode ser caluniada e difamada, e ter sua reputação e credibilidade lançadas ao lixo. Ela, a mentira, se manifesta, na maioria das vezes como uma Fofoca, aquela famosa prática de falar mal da vida alheia, fazer intrigas - (1. Enredo secreto, maquinação para obter qualquer vantagem ou prejudicar alguém. 2. Cilada. 3. Traição. 4. Bisbilhotice.).

Ah! A mentira levantada através da fofoca é uma coisa que produz enormes feridas na alma das pessoas. Pessoas são injustiçadas, invadidas, têm suas vidas devastadas e o pior, sem chance de apresentar a sua verdade.

Assim, ela é julgada e condenada sumariamente e tem sua credibilidade e honra, seqüestradas pela calúnia e a difamação. É um troço terrível!

As Feridas provocadas anulam todos os créditos que uma pessoa conquistou ao longo de toda uma vida, porque elas, as feridas, ficam abertas, purgando uma dor que não é estancada sequer pela retratação.

Não há como reparar integralmente, os estragos provocados pela mentira, pela intriga, pela fofoca, pelo mexerico inconseqüente. Não, não há! É assim como se a vida de uma pessoa fosse uma folha de papel branco, que é rasgada em pedacinhos e lançados ao vento. Não há depois, como juntarem-se todos os pedacinhos e, colando-os um-a-um, recuperar a integridade da folha de papel.

Quem já provou das conseqüências deflagradas à partir de uma mentira?

Quem já deixou de receber uma promoção no emprego, ou pior, perdeu o emprego por causa de mexericos, mentiras? Hein? Ou quem teve seu relacionamento afetivo, comprometido pela dúvida provocada pela fofoca?

Teve seu casamento destruído pela mentira do outro, pela traição? Quem já foi abandonado pelos companheiros, ou pelos amigos e parentes, em conseqüência de interpretações equivocadas e mal ditas? Quem perdeu um grande amor por causa de mentiras e intrigas? Quem então foi privado da sua liberdade devido falsidade de declaração, testemunhos? Quem foi acusado por algo que não cometeu e mesmo após o esclarecimento, sofre o malefício da dúvida? Quem teve sua honra difamada e teve que suportar solitariamente, as dores da infâmia? Quem já pagou pelo que não fez; pelo que não disse; pelo que nem pensou? Quem?

Pois é meu camarada, fácil não né? O que fazemos então, todos nós que nos enquadramos em alguma das situações acima, ou de outras tantas que foram provocadas pelo mesmo mal, a Fofoca. "Vamos à forra! hein? Pagamos na mesma moeda", diriam os mais exacerbados lá do fundão. Mas aí que entra o motivo da minha citação, da frase do escritor Mark Twain: "As maiores dificuldades que sinto com a Bíblia não estão nas partes que eu não entendo, mas nas que entendo."

A Palavra de DEUS, a Bíblia, nos ensina e nos orienta de outra forma, aliás, exatamente ao contrário do que se esperasse de alguém ofendido, injuriado, difamado, caluniado. Senão vejamos o que JESUS nos ensina:

"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E SE AMARDES AOS QUE VOS AMAM, QUE RECOMPENSA TEREIS? TAMBÉM OS PECADORES AMAM AOS QUE OS AMAM. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo". (Lc. 6:27-38)

E aí está o nosso problema, né? Quem de nós seria tão espiritual assim para (tendo entendido a mensagem), faça como propõe o SENHOR, hein?

Olha só o deslumbradíssima e atônita amiga, e atordoadíssimo e perplexo amigo. Vou ter que confessar a vocês que eu também não me encontro nesse estágio de perfeição humana, que possa satisfazer na íntegra, as recomendações propostas na Palavra, por JESUS. Se dissesse que sim, seria MENTIRA! Mas como eu e você, somos seres em processo de "construção", que nada mais é que o refinamento do ser, criado à semelhança de DEUS, possa ao final da jornada, ser um homem a altura do meu Salvador. Sim, porque ninguém foi mais injuriado, vilipendiado, difamado, caluniado e traído, do que JESUS, O Cristo.

Então, me desculpem aí, turminha louca da língua ferina e frouxa, vão ter que aguardar a poeira baixar, para que os "Mark Twains" possam digerir essa coisa toda. Mas que fofocazinha mais sem-vergonha, hein? Fala sério ô candinha!

Nenhum comentário: