sábado, 6 de setembro de 2008

NOSSO PECADO DE CADA DIA

Sabe garota, não é nada pessoal não. A gente aqui "fala porque tem boca"! Temos a consciência que estamos primeiramente, falando para dentro de nós mesmos. Compreender a nossa fragilidade e desenvolvermo-nos através da reflexão que mensagens, que eventualmente caem no nosso coração e nos constrangem a alma tomada de posição. Sim, garoto, esse é o motivo da exposição das minhas próprias investidas ao escondido da minha alma. Ter, porém, a coragem para extrair das entranhas, os sentimentos que colidiram com a revelação do autoconhecimento, Ah! Isso já é um outro negócio, né mesmo fofa?!

Gosto de imaginar que as pessoas, tais como eu mesmo, estão buscando o refinamento de suas potenciais virtudes, na mesma proporção e intensidade que buscam deprimirem sistematicamente, seus vícios; seus pecados. Olha só "moreníssima". Eu disse sobre uma busca incessante, pela não conformação com o "ser humano natural", corrompido e corruptor que estamos nos tornando, desassociados do padrão proposto pelo nosso Criador. O Homem concebido no coração do Pai, não é seguramente, o que assassina com IRA no seu coração, as possibilidades destinadas ao seu próximo. Não procura extinguir o desenvolvimento do seu irmão, com a INVEJA da sua alma e a cobiça da sua mediocridade. O Homem concebido à semelhança do Criador, não se despoja dos seus valores morais, embriagando-se na LUXÚRIA de suas paixões exacerbadas. Não se porta com AVAREZA, diante da necessidade premente e clemente dos menos favorecidos. Não se conduz pela VAIDADE incontrolada e fútil que distancia da humildade, uma virtude que aproxima o homem, de DEUS. Não dispensa a PREGUIÇA e tão pouco a GULA, atributos menores que os outros vícios já discriminados, antes esforça-se na busca das virtudes que se opõem a estes: Moderação e temperança, presteza e atitude ética.

Caramba! Veja só que "coincidência" meu chapa! Enumerei sete dos pecados tidos pelos religiosos ortodoxos, como "capitais". Se ligou nisso né mano?!

Pois é, desde os primórdios, seja lá do que, se faz essa relação hierárquica dos vícios, pecados humanos. E assim, como as "sete maravilhas do mundo", assim também, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais: Vaidade; Inveja; Ira; Preguiça; Avareza; Gula; Luxúria. É claro que a nossa listinha sempre poderá ser engordada com outras besteirinhas que a gente teima em praticar, né!?

Ah! Lá vem você de novo com essa cara de quem chupou manga estragada. Não é contigo não "ô santão". Aqui é só para pessoas normais, como eu e o meu amigo afrodescendente ali do fundo da sala da faculdade, ou daquela loira com "cara-de-chokito", cheia de acne que é sua vizinha há dez anos e não sabes seu nome. Simples mortais pecadores, que carecem da misericórdia de DEUS.

"Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia". (Rm. 11:32)

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós".(1Jo.1:8) Mas, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".(1Jo. 1:9)

Sei... HÂ-HÂ! Entendi sua mensagem sensorial, oh pastel-de-vento! Você não tem nada a ver com esse assunto, pois não tem pecado algum, né não!? Já entendi! Mas presta atenção numa coisa, você seria no mínimo assassino, caso não tivesse pecado algum. - "Como assim?"

Sim. Quando os "santarrões" da época de JESUS, trouxeram-lhe uma mulher, pega na prática de adultério. Sim, porque isso era pecado cuja pena era apedrejamento até a morte. Mas JESUS, virando-se para os caras-de-pau, mandou que atirasse a primeira pedra quem nunca havia pecado. Ao final dessa famosa história registrada na Palavra de DEUS, a mulher permanecia viva e seus acusadores, escafederam-se, vazaram. Mas se "Você" estivesse lá... A tal pecadora estaria "mortinha da silva", enterrada debaixo de uma tonelada de paralelepípedos, hein?!

Mas, senão vejamos. Já que "inadvertidamente" (ou quase), relacionei os Sete Pecados Capitais, que também proliferam no subúrbio e periferias. Vou relacionar também, as virtudes que em tese, se oporiam aos tais "pecadões". Então bóra lá!

Ordenadas em ordem crescente de santicidade, as sete virtudes sagradas são:

* Castidade - opõe-se a luxúria, auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.

* Generosidade - opõe-se a avareza, desprendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.

* Temperança - opõe-se a gula, autocontrole, moderação, temperança. Constante demonstração de uma prática de abstenção.

* Diligência - opõe-se a preguiça, presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.

* Paciência - opõe-se a ira, serenidade, paz. Resistência a influências externas e moderação da própria vontade.

* Caridade - opõe-se a Inveja, auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.

* Humildade - opõe-se a vaidade, modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo.

Mole não hein?!

Mas, e se eu te disser, que a busca pelos dons do espírito, as virtudes espirituais são as que verdadeiramente agradam ao Nosso DEUS. Sim, pois elas são as que produzem os frutos que enumeramos como as sete virtudes. E as virtudes principais do Espírito são: A FÉ, A ESPERANÇA e o AMOR, dos três o maior é o AMOR. (1 Coríntios 13)

Bem, agora vão me dar licença. Tenho que atacar uma torta-de-banana enorme, deliciosa, magnífica, deslumbrante... Me perdoem pela GULA, mas essa é minha! Fui!

Nenhum comentário: