sábado, 26 de maio de 2012

CORRA PARA O COLO DO PAI


"Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9)

O Medo é uma coisa muito natural em nós. Ter medo de alguém ou de alguma coisa é normal na gente e o difícil é não tê-lo nesses dias perversos, impregnados de atos cruéis, estupidez e insanidade.

Quando se é pequeno (algo que certamente fui tal como você), a gente tem um recurso prático e muito seguro para nos defendermos quando o medo se achega ao nosso coração. Eu não sei se você se utilizava desse expediente dos meninos peraltas, que quando depois de uma molecagem mal sucedida se via acuado, buscava proteção junto ao pai. Eu fazia, e muito, viu? Sempre funcionou comigo para me safar de alguma represália às minhas provocações, e quando eu me esquecia desse "recurso", via de regra eu me estrepava todinho. Mas, seguindo o curso natural da vida no qual a gente estica, cresce, e vira adulto, esse recurso de pedir socorro e proteção ao pai para nos safarmos das ardilosas ciladas da vida, parece perder sentido e a vez.

Em muitos momentos da nossa vida adulta, sentimo-nos sozinhos para enfrentarmos nossos próprios medos. Parece-nos gigantes afrontando a nossa capacidade, nossa força e imaginação. Descobrimos em muitos desses momentos de perplexidade, que temos medo como tínhamos quando pequenos e que alguns deles esticaram, cresceram e tal como nós mesmos, viraram adultos. Mudaram de aparência, perderam sua invisibilidade de sob a cama ou de dentro do guarda-roupa e assumiram outras formas e manifestações para continuarem assombrando a fragilidade do nosso emocional diante das truculências desta geração e mesmo das solicitações dos dias modernos, cada vez maiores.

Muitos de nós, diante de tantas responsabilidades, tantos compromissos, tantos problemas para serem resolvidos, tantas dificuldades para se realizar pessoal e profissionalmente, tanta intolerância, tantas regras, tantas exceções as regras, tantas carências, tantas insatisfações, tantas incompreensões, enormes abismos que se apresentam diante da nossa caminhada, parecem despertar em nós, aqueles medos primitivos dos quais desaprendemos a lidar com eles. Nossos corações andam aos sobressaltos, cheios de expectativas, ansiosos, temerosos e não raras vezes, também angustiados pela insegurança que é viver estes dias de "gente grande". Não temos mais as pernas do pai para nos agarrar e nos sentirmos seguros e protegidos. Não temos mesmo, hein?

No versículo que citei no início desta postagem, DEUS estava interferindo diretamente aos medos do jovem líder Josué, que fora escolhido para levar o povo hebreu, pelas terras da palestina antiga, em direção a terra da promessa feita a Moisés. Não está no texto bíblico, mas acho que Josué ficou apavorado em ter tamanha responsabilidade, tamanho desafio, o de substituir o grande profeta e libertador Moisés.
Não era moleza não, né? Coisa de gelar o coração. Um abismo enorme parecia ter se aberto debaixo dos pés de Josué. Correr prá onde?

Ele correu para o Pai, e recebeu Dele o maior estímulo para assumir e continuar a missão dada a Moisés. E se a gente for observar direitinho a trajetória, a história de Josué, narrada no livro bíblico que leva o seu nome, vai perceber que Josué só pegou pedreira. Cada tribo que pegou no caminho que o queria destruir e cada situação de insatisfação interna do povo que liderava que só vendo prá crer, viu? Aquele estímulo, aquela voz do Senhor, sua presença, impregnou sua mente e motivou definitivamente o seu coração jovem, propulsionando-o através de todo o caminho.

Sabe, eu acredito mesmo que Josué tenha tido vários momentos em que o medo, a ansiedade, a angústia, e até o pavor, tenham rondado insistentemente o seu  coração ao longo da jornada, mas aquela certeza de que DEUS, O Pai estava indo junto com ele, o envolvia nestes momentos e ele prosseguia confiando e andando. Não é diferente hoje não, viu? O terreno do caminho que estamos caminhando neste chão de peregrinação, mais parece um "campo minado" pelo inimigo das nossas almas agindo livremente neste século transtornado. Eu quero ser como Josué, estimulado pelas promessas do Senhor da minha salvação, continuar caminhando firme e constante para o Reino da promessa do meu DEUS.

Caminhar crendo que apesar do meu medo, da minha ansiedade, da minha estúpida incredulidade, das minhas imperfeições, dos meus pavores internos,, minhas vulnerabilidades emocionais, minhas fraquezas, enfim, tudo o que sou, Aquele que prometeu é perfeito e forte para guardar os meus passos e livrar a minha alma da escuridão. Como está escrito:

"Todos podem ver como tu és bom e como proteges os que confiam em ti. Com a proteção da tua presença, tu os livras dos planos dos maus. Num esconderijo seguro, tu os escondes das ofensas dos seus inimigos. Louvado seja Deus, o SENHOR! Quando os meus inimigos me cercaram e me atacaram, ele mostrou, de modo maravilhoso, o seu amor por mim. Fiquei com medo e pensei que ele havia me expulsado da sua presença. Mas ele ouviu o meu grito quando o chamei pedindo ajuda. Amem o SENHOR, todos os que lhe são fiéis! Ele protege os que são sinceros, mas os orgulhosos ele castiga como merecem. Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR!"

Tá com medo, hein?

Corra também para o colo do Pai, tá?

Nenhum comentário: