domingo, 11 de janeiro de 2009

"FOGO-AMIGO"


Provavelmente muitos já tenham experimentado na vida uma frustraçãozinha, uma decepção surpreendente que tenha sido causada por quem menos se esperava. Isso te faz lembrar algo ou alguém, hein?

A gente não se acostuma nunca e menos ainda, a gente não aprende nunca e continuamos a depositar fé em coisas e pessoas que não poderão "segurar a onda" quando ela for um "maremoto".

A despeito de estarmos caminhando por aqui, em aparente tempo de paz e tranquilidade, nem sempre é assim. Há tempos duros e aflitivos em que nossas esperanças se confundem com nossas desesperanças e tudo nos parece sombrio demais. Os dias são escuros e as noites sem fim.

Eu me pego por vezes, imaginando essas situações que milhões de pessoas estão vivendo neste instante. Sim, exatamente agora! Enquanto você passa os olhos sobre essas linhas escritas em desobediência às novas regras de ortografia portuguesa, milhões de palestinos e judeus estão vivendo esses dias escuros e essas noites sem fim. Milhares de muçulmanos e cristãos se estapeiam pelo mundo afora. Milhões de "habitantes irmãos" deste planetinha azul se ferem e se matam em guerras inúteis. Sim!


Porque se fossem úteis, o planeta estaria uma maravilha, né não? Afinal de contas, quantas foram as guerras que tem sacudido as nações da Terra? E melhorou alguma coisa, hein? O Homem continua sendo o que é, e a Mulher... Bem. Algumas estão parecendo como os Homens que fazem e promovem guerras.


E você sabe: Guerra é guerra! Seja lá qual for a guerra e qual seja suas motivações, na guerra vale tudo! Estamos sob intenso "fogo cruzado", vem "chumbo grosso" de todo lado e o risco de se ser atingido por "fogo amigo", é uma grande possibilidade. Já pensou? Ser atingido pelas costas por quem deveria estar somando contigo? É uma barra, né não?

É forte isso? Mas acontece, viu?

Somos atingidos por fogo amigo quando pessoas que elegemos para comandar "os destinos da nação", sobrecarregam nossas vidas com a maior carga tributária do planeta.

Somos atingidos pelas costas quando homens que deveriam cuidar de nossa segurança, nossa integridade, nos aterrorizam pelas ruas e cantos das cidades. Balas perdidas? "Ora balas"... são achadas por corpos inocentes a todo momento.

Pais e mães que destroem sonhos de crianças prevalecendo-se de sua força e de sua insanidade.

Maridos e esposas, que se magoam por uma "pulada de cerca" e assassinam assim, toda a beleza do sentimento que os teria unido. Você poderia chamar isso de fogo amigo. Acho que em muitos casos, poderíamos sim.

Amigas e amigos "desde a infância" que viram-lhe as costas e se somam as fileiras dos contrários.

Profissionais que deveriam cuidar da sua saúde como juraram cuidar, deixam em seu corpo, as marcas de sua incompetência e negligência.

Instituições financeiras que fizeram agiotagem com seu dinheirinho suado e quando estoura a crise, cade o safado? Vazou... Escafedeu-se! O seu sonho foi frustrado e aos ganaciosos...Bem. O "tiro saiu pela culatra", né?

Sim! Fogo amigo. Estamos indefesos quando viramos alvo daqueles que confiamos. Dá até vontade de arremessar um par de tênis, tamanho 40 na orelha de alguns desses "profissionais", desses "amigos-da-onça", né mesmo?

Sabe, a culpa também não deixa de ser da gente. Hein? Não entendeu?

Peraí...Eu tento explicar.

A gente escolhe em quem confiar, e nem sempre escolhemos o confiável.

Pegou a ideia?

Nosso sentimento muitas vezes nos engana ao fazermos nossas escolhas. Sobre o que quer que seja, por natureza temos a tendência a confiarmos naquilo ou naquele que não é merecedor de confiança. Será o tal "dedo podre", hein? Prazer em dar um "tiro no pé, talvez?"

Assim como está escrito: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Mas também, e por outro lado, também está escrito: "Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."

Fala sério,hein? Que lindo isso, né não?

O SENHOR é o único que não nos decepciona e de quem jamais correremos risco de tomar um tiro pelas costas, sem risco de sermos atingidos por "fogo amigo". Nele nos podemos confiar, porque Ele não "é homem para mentir, nem filho de homem para se arrepender."

Então meu amigo e minha amiga, façamos como as palavras inspiradas o sábio:


"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbio de Salomão)

Assim, pode o homem ou as coisas do homem nos surpreenderem ao longo da vida, e alguns "tiros à queima-roupa", eventualmente nos magoarem o coração, mas firmados na confiança de um DEUS que nos garante a vitória ao final da jornada, vamos em frente. Sem o pavor do que nos pode fazer o homem.

Eita! "Macacos me mordam"! Essa chinela havaiana passou raspando... Ah! Se não estou "esperto", hein?

Ops...Quem foi?

Nenhum comentário: