sábado, 15 de novembro de 2008

LUZ DO MUNDO


Um homem cego foi encontrado em uma esquina da cidade, sentado ao lado de uma lanterna. Quando lhe perguntaram a razão pela qual trazia uma lanterna, visto que para ele a escuridão ou a claridade eram a mesma coisa, ele respondeu:


- "Eu a mantenho ao meu lado para que, no escuro, ninguém tropece e caia sobre mim."

Todos nós, independentemente do que cremos ou pensamos, menos ainda do que possuímos ou não, podemos ser uma referência para aquelas pessoas que passam ou virão a passar por nossas existências. Eu e você, a despeito do muito ou pouco que pensamos sermos para nós mesmos, interagimos com as pessoas do nosso relacionamento e elas conosco; é claro, né!

Sofremos a influência uns dos outros numa interação contínua e permanente. Podemos nos mostrar indiferentes as questões que nos parecem menos importantes e nesse caso, agimos de forma displicente, negligente ou banal. Todavia, pelo fato dessa inserção no ambiente em que vivemos, somos observados e minuciosamente analisados por olhos que sequer imaginamos, estejam atentos a nós (Dê uma olhadinha à sua volta. Olhou?).


Como o cego da nossa ilustração, ainda que nossa auto-estima débil nos incline a pensar sermos insignificantes, e por essa causa, nossa forma de viver não interessaria ao meu próximo, devemos enxergar a eventualidade de não sermos pedra de tropeço para o meu irmão.

Sob essa perspectiva, poderíamos refletir sobre: Será que nós, cristãos, temos tido o cuidado de cumprir o nosso papel de "luz do mundo", para que ninguém tropece e caia por nossa causa? Hein!

Digo isso, aos cristãos, pelo conhecimento e pelo ensinamento absorvido nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus, O Cristo. Que não tendo por usurpação ser igual a Deus, mas mesmo humilhando-se por amor aos fracos e perdidos na escuridão da ignorância, deu a sua própria vida para iluminar as trevas da minha alma, e de toda alma de quem nele vier a crer.

E o que isso nos inspira é para que, mesmo não sendo alguns de nós, referência pelos grandes feitos, que por si só atraem pela luz própria da evidência, muitos que aspiram igual luz, sejamos apenas um luz que alerta, para que outras vidas não sejam confundidas no caminho e na busca da Plena Luz, que é Jesus! Ou seja: Que as nossas vidas possam ser Luz e nunca trevas. Que as nossas ações jamais desencaminhem o meu próximo. Que o nosso exemplo de vida, não estimule as crianças, a tratarem o bem com o mal.

Olha só: Aquele cego teve uma atitude pró-ativa, não tendo como iluminar o caminho a ser seguido, iluminou o que poderia causar o tropeço e o dano. Ou seja: o que não deveria ser seguido.

Você já 'se ligou', que muitas são as formas de cada um de nós, sermos referência para os nossos semelhantes, o cego dessa ilustração, encontrou uma. Qual é a sua? Hein!

Então é isso. Deixa a sua luz brilhar e iluminar o caminho do seu próximo e nunca... Nunca confundi-lo, levando a tropeçar em sua vida. Viu!

Você que é uma pessoa iluminada pela bênção especial do SENHOR, não esconda essa luz que há em ti. Ao contrário, seja uma luz brilhante; uma referência boa a ser considerada, por todos aqueles que se esbarram desorientados pela ausência da Luz.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa".

Bóra lá por pilha nova nessa lanterna aí, mano! Afinal de contas, a tua luz foi posta em ti é para brilhar, viu!

E você, bonitinha! A existência que não é uma grande passarela, iluminada com holofotes das vaidades. A vida é a que emana de ti, irradia brilhante da alma de cada um de nós, sendo útil para levar outras pessoas a não tropeçarem no próprio salto alto... Pelo menos isso né "glamorosa"!

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".

Opa! Acenda essa luz direito aí ôôôô...."vaga-lume"!

Nenhum comentário: