quarta-feira, 30 de maio de 2007

Seja leal com seu amigo



Conta-se que viviam em uma cidade praiana, dois homens muito conhecidos que eram amigos desde a adolescência e que mesmo agora, na idade adulta nutriam uma grande amizade. Suas famílias se conheciam e conviviam motivadas pelo afeto fraterno dos dois jovens. Sabe-se contudo, que aquela amizade provocava inveja de muitas pessoas que não partilhavam do mesmo sentimento.
Certa vez, lançaram um falso testemunho envolvendo um dos amigos, uma fofoca que contaminou o sentimento daqueles amigos. O amigo que ouvira a fofoca, de forma leviana e inconseqüente tratou de espalhar aquela mentira sem sequer verificar sua veracidade.
A situação se tornou de tal forma insustentável para o amigo difamado, que teve que se mudar daquela comunidade em prejuízo de sua esposa e filhos.
Durante alguns meses, aquele amigo que fora alvo da calúnia, sofreu uma espécie de linchamento moral pela comunidade trazendo-lhe inúmeros transtornos e aborrecimentos.
Um dia, o amigo que havia espalhado a mentira, descobriu que tudo o que ouvira e levianamente propagara era absolutamente calúnia, plantada de forma intencional para promover a discórdia entre ambos.
Profundamente arrependido e sinceramente arrasado procurou seu antigo amigo e pediu perdão por tudo.
O amigo difamado então, levou o outro até um monte alto onde pessoas podiam observar ao longe, pegou uma folha em branco de papel e rasgando em muitos pedaços soltou ao vento. Os pedaços se espalharam por toda aquela região. Aquele amigo então virando-se para seu amigo arrependido que lhe pedia perdão disse-lhe que ainda que conseguisse recolher e juntar todos aqueles pedaços, nunca mais haveria integridade naquela folha de papel. O amigo que agora fora perdoado pelo ofendido, olhando aqueles pedaços espalhados, entendeu o que lhe propusera o amigo defraudado e chorou amargamente.
Sei que essa história chega com impacto aos nossos corações. A lealdadee a fidelidade intrínseca ao sentimento da amizade entre os homens, é a base que mantém a mesma permanente.
O amor fraterno que se pressupõe entre as pessoas que se dizem amigas é lastreado na transparência e na confiança.
O amigo ou amiga são como irmãos, com a diferença é de que nós ,voluntariamente escolhemos. A empatia, mais que o mero sentimento de simpatia, é a possibilidade de nos colocarmos no lugar do outro, acapacidade de sentirmos solidariamente seus anseios, dúvidas e frustrações e sentirmos alegria dele e por ele.
O sábio registrou em seu provérbios: O AMIGO AMA EM TODO TEMPO E NA AFLIÇÃO NASCE O IRMÃO.
Se você possui uma amizade assim, você é alguém feliz.

Gerson Palazzo

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Pra Vivi


Fomos feitos uns para os outros.
Dentro de um existe o outro por isso dentro de mim falta você.
Como se fôsse imã você me atraiu.
Como se fôsse fada me encantaste.
Me cativastes com um sorriso, com o brilho dos olhos me iluminastes na solidão.
Ganhastes meu coração e impregnaste minha mente com tua imagem.
Fizestes meu corpo se acostumar com o seu.
Escravizou meus sentidos com suas carícias Subjugou minhas vontades com teus encantos. Cativastes meu amor e meus sonhos mais felizes.
És agora a dona do meu desejo, responsável eterna do que cativastes.
Como mágica me hipnotizastes minhas emoções e me transportaste-me para o paraíso do teu colo. És a menina dos meus olhos; a brisa que me refresca os dias antes tediosos . Sou agora o que queria ser: inteiro.
Obrigado amada minha por ser a melhor parte de mim. Gerson Palazzo

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Acasos ???

Dia 8 de novembro de 2005, por volta de 7hs. da manhã,a Vivian estava mele vando para Santa Casa para fazer hemodiálise, quando um veículo saiu de trás de um caminhão de lixo e bateu no nosso, do meu lado. Apesar de não termos nos machucado, o cinto de segurança havia apertado o catéter que ficava na veia do pescoço amassando-o levemente.
O policial nos liberou para que eu pudesse fazer o tratamento sob o compromisso de ambas as motoristas lavrarem o BO na PM mais tarde.
A Vivian me deixou no hospital já atrasado para a sessão. Por diversas vezes as enfermeiras tentaram que a máquina funcionasse direito sem êxito e naquela manhã não conseguí dialisar corretamente , não drenando o excesso de água do meu corpo. Minha próxima sessão seria dia 10 quinta-feira.
Na madrugada de 9 para 10, a Central de Transplantes ligou-nos para que fossemos ao Hospital do Rim em São Paulo. pois tinham órgãos compatíveis com minha tipagem. Foi um susto tremendo porque tínhamos 2 horas para subir e eram3 horas da manhãe com o carro batido. Ligamos para o cunhado da Vivian, o Nelson que nos levou até o hospital.
Como não havia dialisado na terça dia 8, data do acidente e só iria faze-lo naquela manhã o em Santos, eu estava muito inchado eeles tentaram dialisar antes do transplante. Mas devido o catéter ter amassado, tiveram que implantar um novo no pescoço para fazerem a sessão que acabaria às 10 horas da noite o que comprometeria e danificaria os orgãos a serem transplantados. A equipe médica já estava pronta para a cirurgia mas o médico responsável houve por bem não implanta-los em mim passando os orgãos para uma moça que seria a próxima compatível. Após a sessão daquela noite fomos liberados e voltamos para casa para aguardar novo doador.
Naqueles dias que se seguiram, ficamos muito tristes pois não compreendíamos aquela situação tão frustrante. Perguntávamos a Deus por que nos fora tirada aquela oportunidade.
Continuei realizando a sessões em Santos e cada dia ficando mais fraco ao ponto de sofrer alguns desmaios que assustaram minha esposa.
Na madrugada do dia 16, uma semana após a tentativa frustada, 2 horas da madrugada a Central deTransplantes ligou nos convocando novamente. Correu tudo bem,foi um sucesso.
Fiquei internado bem próximo àquela moça que recebeu os primeiros orgãos no meu lugar e ficamos muito amigos.Todavia podemos naqueles dias acompanhar o sofrimento dela e de sua familia pois ela teve diversos problemas pós cirurgicos decorrentes daqueles orgãos. Ela era muito jovem e não havia passado pela hemodiálise e resistiu bravamente a tudo, inclusive uma nova cirugia de emergência que com toda certeza, no estado que eu me encontraba, não teria resistido.
Deus então respondeu as nossas perguntas daquela forma. Hoje, tanto ela Evelyn como eu, estamos bem e curtindo nossa nova oportunidade. Graças a Deus que tem a resposta certa mesmo que ela seja NÃO. Os que portanto confiam no Senhor são como os montes de SIÃO que não se abalam, mas permanecem para sempre.
Ah! a motorista que bateu no nosso carro fugiu, vazou, escafedeu-se na neblina, mas não adiantou nada, foi encontrada de forma surpreendente e pagou o prejuízo na boa, mas essa é uma outra históriasobre a justiça divina. Não há nada em oculto que a seu devido tempo não seja revelado.
Gerson Palazzo

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Dia da minha mãe


  • Mamãe é uma criatura fantástica, tão frágil quanto se pode ser um autêntico cristal de urano mas tão forte e nobre como o mármore de Carrara. De família oriunda da Itália, aprendeu como poucas a arte daculinária romana, o que aplicou na nutrição dos pequenos rebentos de suagenerosa prole.
  • Mãezona dos filhos mais belos dessa amada pátria mãe gentil dos quais modestamente me incluo.
  • Mamãe é sem dúvida nenhuma, aquela grande mulher atrás de um grande homem. Dedicou mais de 50 anosde sua vida ao lado de um homem sem igual, um homem com uma visão e um missão cujo destinador, fez parceira inseparável. Mamãe é daquelas pessoas que enxergam o outro sem distinguir o quem, tira do que não lhe é muito para socorrer alguém. Minha mãe é leve como a brisa tênue que não incomoda as folhas soltas de outono e densa como se podeser o vento forte que destelha casas e arrasa muros quando na defesa deseus filhos. Mamãe é uma benção para sua família e uma inspiração paratodos que privam de sua amizade. Carregou em seus ombros pequenos todo o peso da responsabilidade da dor e sofrimento dos últimos dias de papai, fazendo jús a aliança de seus votos matrimoniais; até que a morte física os tivesse separado. Mamãe é linda, uma menina de olhos vivos e sorriso contagiante, dona de um humor impar e comovente. Ela sustenta nossa alegria familiar e contamina de amor nossos lares. D. Neuza é uma benção para os filhos, noras netos e bisnetos, ela é a rainha do lar, aquela lembrança mais tenra do que lembramos de felicidade. Minha mãe é mi l! Neste 365º dia do dia das mães, receba mãe querida, todo o meu amor, admiração e orgulho de filho. Muito obrigado mãe por tudo que mesmo não merecendo, me agraciou com zêlo sem mesquinhêz aprovisionou meu carátere me nutriu de seu melhor. Deus prospere sua existência e te dispense ahonra que você merece.
  • BEIJO A TUA ALMA QUERIDA MÃE. Parabéns mãezinha, essa é apenas uma pequena homenagem a quem trago impressa em minha retina e indelével no coração. Gerson Palazzo

quarta-feira, 2 de maio de 2007

...Enquanto se pode achar

Vínhamos naqueles dias, de um retiro espiritual realizado em Atibaia e nos encontravamos impactados pelas mensagens que havíamos escutado lá. Eram tempos difíceis como hoje, todavia existia dentro de nós um sentimento novo, um desejo nobre e um amor emergente pelas almas dos nossos semelhantes. Acreditávamos que as promessas que ouvimos de nossos pais e que estes haviam também recebido dos seus pais e assim pordiante, era chegada a hora do seu cumprimento. Tínhamos sentido em nossos corações apaixonados pela causa do evangelismo, a necessidade premente de espalhar as boas novas de que Jesus Cristo, o filho ressurgido de Deus havia se sacrificado por amor às vidas de todos aqueles que nele viessem crer, não morressem eternamente, mas vivessem para sempre. Lembro-me que formamos um grupo de jovens e munidos de um violão meio desafinado, de nossas bíblias e de muita disposição, visitávamos jovens com problemas de drogas, asilos, presídio e outras igrejas, procurando levar a mensagem de Jesus e o conforto para muitas vidas. Uma vez, fomos convidados para fazer uma visita ao presídio deRibeirão Pires e lá fomos nós com a cara e a coragem sem sabermos o que nos aguardava. Márcio, Sorria, uma prima do Márcio e eu chegamos àquelelocal deprimente munidos de nossas "arnas" e fomos recebidos pelo delegado responsável. Naquele momento, quando foram liberados 15 presosno pátio interno, começamos a nos perguntar o que falaríamos e quem iría falar. Por decisão unânime fui escolhido para levar uma mensagem para aqueles homens. Entramos dentro daquele pátio, com aqueles homens soltos cercados por outros tantos, homens e mulheres e vigiados do alto dastorres de vigia por guardas armados; um cenário muito louco. Me veio um temor enorme,um "branco" total na cabeça e aquela pergunta: o que estou fazendo aqui? Naquele momento me coloquei em oração junto com meus amigos, pedindo orientação de Deus para falar em seu nome. Veio à minha mente a palavraque está em Isaias: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-oenquanto está perto. Durante cerca de 40 minutos falei sobre este textosem parar e vi o semblante daqueles homens, marcados pelo pecado e vidade crimes, se transformando até as lágrimas. Senti no coração o desejode fazer um desafio a eles e pedi que todos que quisessem entregar suasvidas a Jesus, arrependidos de seus pecados e dispostos a mudar suashistórias, que dessem um sinal de sua vontade. Para nosso espanto 14daqueles 15 que estavam no pátio cairam imediatamente de joelhos e emprantos aceitaram a Jesus . Havia em nossa alma uma alegria inexplicável, uma paz indescritível. Saímos daquele local quase "levitando" detanto contentamento por termos sido usados pelo Espirito Santo eglorificamos a Deus por isso. Alguns anos mais tarde o Sorria, queestava fazendo seminário, foi visitar como evangelista, uma igreja em Santo André e um diácono daquela igreja o reconheceu e disse que eleera um daqueles homens que haviam caído de joelhos e se convertido na prisão por causa daquela mensagem. Ele havia encontrado o Senhor e por sua graça, havia ganhado uma nova vida. Nossa alegria novamente foimuito grande pois isso confirmava o poder do evangelho para mudar a vidadas pessoas e liberta-las definitivamente da escravidão do pecadol Jesusé o mesmo hoje que ontem e seu poder continua modificando o caráter do homem, restaurando consigo , a comunhão daqueles que o buscam e oencontram. Querido leitor e leitora, você talvez tenha outra orientaçãode fé e por isso não quero ser invasivo mas saiba que muitos homens emulheres, jovens e idosos têm encontrado neste Jesus chamado Cristo, agrande resposta para suas vidas. Nele se cumprem as promessas de paz eesperança ansiadas pela humanidade desse século. Há sim uma resposta para sua questão de vida e Jesus Cristo e esta resposta. BUSQUE O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHA-LO e ao encontra-lo também acharás o descanso para suas almas.