sábado, 6 de novembro de 2010

TOLERÂNCIA


São dias difíceis de serem vividos em plena paz.

Dias conturbados e estranhos.

As pessoas parecem mesmo estarem surtadas de valores, até mesmo aqueles óbvios demais que falam sobre o que acreditávamos até uma geração atrás.

O que está nos acontecendo, hein?

Ficamos mais tolerantes ou apenas não nos importamos mais?

Ouvi com muita insistência nesses últimos dias, que o "Brasil é um país tolerante," inserido em um contexto de propaganda política. E me espantei ao me dar conta de que não apenas somos tolerantes como coniventes com as coisas estranhas que vemos, assistimos e até praticamos. Você consegue perceber isso ou sou eu que estou ficando paranoico?

Mentir não é mais um defeito reprovável, mas um recurso estratégico em um jogo permanente de se levar vantagem em tudo sobre o outro.

Hipocrisia, igualmente, tornou-se uma maneira de justificarmos nossos malfeitos pelos erros praticados pela maioria e das quais desaprovamos nela.

Enfim, muito do que desaprovamos em público, nos permitimos praticar em oculto, e isso enfraquece nossas convicções e aumenta nossa tolerância com a prática da maldade que está posta no mundo.

Você consegue perceber isso?

Estamos ficando com nossas convicções fracas e nossos ideais frouxos demais, e por essa causa impera aquele que se ri do bem, e tripudia do bom.

Será que as virtudes do bem estão fora de moda, ou somos nós que de tanto ver o mau prevalecer, transigimos com ele e seus efeitos?

Hora de acordar, não acha não?

Pensemos nisso:

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)

Nenhum comentário: