terça-feira, 12 de abril de 2011

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA


"Quem canta seus males espanta."


"AO REI DOS REIS CONSAGRO, TUDO O QUE SOU; DE GRATOS LOUVORES TRANSBORDA O MEU CORAÇÃO".


Esse ditado popular que intitula esse texto não é apenas folclórico como se pode imaginar a princípio. Na experiência espiritual, o cantar faz parte de uma lista de ações que estimulam a fé, dá alívio, espanta temores, alimenta a esperança, apazigua inquietudes, e até mesmo pode ter ação terapêutica sobre pressões emocionais. Cantar é um santo remédio, podes crer.


Esse louvor que me refiro no começinho, é um dos que mais gosto e que vivo cantarolando enquanto tenho atividades corriqueiras. Sem perceber, fico repetindo-o como uma vitrola quebrada, do começo ao fim e aos poucos, essa ação terapêutica começa a agir em minha mente, sensibilizando o meu coração com a mensagem nele contida. Você tem esse hábito também, hein?


"A MINHA VIDA EU ENTREGO NAS TUAS MÃOS MEU SENHOR, PRÁ TE ADORAR COM TODO O MEU AMOR."


Me lembro de que quando jovem, participei da equipe do Acampamento Palavra da Vida em Atibaia-SP. O Acampamento fica em uma região montanhosa afastada, mais ou menos uns 5km. da Rodovia Fernão Dias, já no município de Atibaia. O ônibus nos deixava na pista e tínhamos que caminhar pelo meio do mato até lá. Algumas moradias aqui e ali lançavam alguma claridade ao caminho, mas o luar era a nossa principal iluminação e orientação naquela estrada.


Uma vez eu me atrasei e tive que ir sozinho em outro ônibus e então fiz aquele trecho sozinho a noite. O som do cascalho ao ser pisado por mim, fazia um barulho que ecoava no meio da mata e dava a impressão de que alguém me seguia. Eu parava de repente e o medo me fazia continuar escutando passos atrás de mim. Subia um arrepio pela coluna e eriçava os cabelos da nuca.


Uma sensação de pavor parecia querer se instalar em minha mente, e o coração espancava o peito quase a saltar pela boca. Nesse instante, timidamente a princípio e aumentando aos poucos, minha voz começava a entoar esse cântico. Logo, quase aos berros, eu cantava para Deus e para os anjos ouvirem. Claro que se alguém me visse, diria que eu estava surtado, mas acredito que somente os do "invisível" viram essa cena. Assim, cheio de coragem, após dominado o medo, consegui chegar ao vale do acampamento com as calças e a dignidade intactas. Entendeu, né?


"EU TE LOUVAREI CONFORME A TUA JUSTIÇA, E CANTAREI LOUVORES POIS TU ÉS ALTÍSSIMO!"


É muito bom cantar, e melhor ainda louvar a DEUS com cânticos espirituais. Eu não sei se há alguma comprovação científica sobre isso, mas para que, né? O fato é que funciona em mim, e vai funcionar para ti também.


"CELEBRAREI A TI Ó DEUS COM O MEU VIVER; CANTAREI E CONTAREI AS TUAS OBRAS; POIS POR TUAS MÃOS FORAM CRIADOS, TERRA CÉU E MAR, E TODO SER QUE NELES HÁ."


A mim também parece que cantar hinos de louvor ao SENHOR, é uma expressão da união entre o homem e Deus. Uma forma de mostrar gratidão, submissão, confiança, alegria e esperança, entre outras demonstrações e ações de graça que nosso DEUS merece, pois é digno de receber...


"TODA A TERRA CELEBRA A TI, UM CÂNTICO DE JÚBILO, POIS TU ÉS O DEUS CRIADOR."


A boa música tem de fato esse mérito e traz benefícios a quem canta tanto nas horas de grande alegria, como nas de profunda tristeza, animando os corações como um bálsamo suave e curador. Louvar a DEUS é uma forma também de engrandecer, enaltecer o nosso Salvador, pois Ele é merecedor do melhor louvor da nossa parte: A adoração em Amor.


"A HONRA; A GLÓRIA; A FORÇA E O PODER, AO REI, JESUS. E O LOUVOR, AO REI JESUS!"


Conheço muitos irmãos na fé, que cantam tanto, mas tanto, que parece ter entrado na fila de distribuição dos dons, umas trinta vezes, viu? É de fato um dom divino. Uma graça maravilhosa que DEUS abençoa as pessoas com o único propósito de ser adorado com ele. Eu não fui lá muito guloso e não entrei na fila dos dons musicais, mas como atrevido que sou, dou lá minhas "cassetadas" para agradecer ao Rei dos Reis, JESUS. Afinal de contas, ELE é digno de receber o melhor do nosso amor e louvor, não é mesmo? Consagremos nossa voz e nosso viver a DEUS, que é quem nos guarda, cura e liberta. Aleluia!


O SENHOR faça transbordar em Graça o seu viver.