domingo, 20 de fevereiro de 2011

SUPERANDO OS PRÓPRIOS SONHOS


De uma certa maneira fomos surpreendidos com o afastamento prematuro de um grande ídolo do futebol. Ronaldo "Fenômeno" parou de jogar.

O anúncio feito diante da imprensa falada, escrita, televisada, "marrom" e até Argentina, revelou ao mundo todo, inclusive a Argentina, que a carreira de 18 anos do grande astro brasileiro, Ronaldinho, também chegou ao fim.

Depois de todos os percalços e perrengues que ele enfrentou nesses anos, permeados de momentos gloriosos e apresentações espantosas, finalmente o "fenomenal" maior artilheiro de todas as copas, foi vencido pela dor insuportável de sucessivas contusões.

Uma carreira invejável em que como poucos, soube manter-se no topo da notícia futebolística dos últimos anos. Administrou como poucos também, seu patrimônio pessoal, sendo um dos maiores e melhores garotos propaganda nesse mundo esportivo. Viveu a glória do sucesso na conquista e a humilhação de alguns fracassos na sua carreira de ídolo e também de vilão.

Experimentou como talvez nenhum outro garoto pobre nascido em um bairro humilde e de família pobre no subúrbio da cidade maravilhosa, o inimaginável do mundo da fama. Toda a fantástica vida de uma celebridade, desde aqui, a Europa e em todo espaço onde seu nome foi levado mundo afora.

Sim, Ronaldo experimentou do melhor que a fama e o dinheiro desse mundo louco, idólatra e profano, que é a do futebol, pode proporcionar a um homem com ou sem origens humildes.


Foi Mito para muitos e até um "deus" para muitos fanáticos. Esteve entre os príncipes, e transitou entre as potestades desse planeta recebendo honras, lisonjas e bajulações dos que não possuem brilho próprio. Despertou simpatias, e não menos invejas.

Foi alvo da perseguição de muitos dentro e fora dos gramados por onde andou. Teve sua vida revirada, invadida pela intriga, pela curiosidade, interesses diversos e principalmente pela cobiça.


Foi reverenciado por sua genialidade no modo de jogar futebol de resultados, para frente e para o alvo, no que fez escola entre os garotos do mundo do esporte, como uma referência de
sucesso.

Ronaldo fez tudo que alguém poderia desejar em seus sonhos mais fantasiosos, em até delírios que a fortuna ligeira eventualmente ocasiona nas mentes e nos sentimentos de um homem simples como ele era.

O atleta cansou! O "Fenômeno" descobriu que para não acabar sendo vencido e esquecido, teria que parar enquanto era lembrado. E parou!

Ouvindo uma entrevista da sua mãe a uma repórter, ela revelou um desejo que seu filho Ronaldo, não conseguira realizar. Sim, isso mesmo, Ronaldo "Fenômeno" não conseguiu realizar um mero sonho que guardou desde o início da sua assombrosa carreira de 18 anos. Dona Sônia, com uma sinceridade espetacular, garantiu que o grande sonho de Ronaldo, como jogador e megaempresário que se tornou, apenas não conseguiu vestir a camisa do seu clube de coração, o Flamengo. O Mengão barrou seu acesso ao mundo da bola quando aos 13 anos o dispensou por não querer pagar um passe de trem, para os treinos. Se arrependimento matasse, hein?

Mas a história desse moço de cara boa e sorrisão de menino, superou tudo, e inclusive superou os seu próprio sonho de adolescente. Foi muito além do que podia ter sonhado e muito mais até do que seus pais sonharam para ele. Ronaldo agora é um cidadão feito, completo, e vencedor.

Tudo isso apenas para dizer a mim mesmo, e a você que teve a coragem, ou a curiosidade de ler até aqui, que existem sonhos que não são para todos. Não que não sejam possíveis, pois se são sonhos e não fantasias, eles são realizáveis. Mas existem sonhos que se perdem na trajetória da vida. Que perdem o significado e a importância na correria, na competição, na loucura da busca pelo êxito e sucesso a qualquer custo ou preço.

Sonhos que são procrastinados pela vida inteira até que somem, perdem prioridade e morrem.

A gente aprende com biografias como desse moço Ronaldo Luiz Nazário Lima, que sempre existirá sonhos possíveis para cada etapa da nossa história. Aprende que a gente pode superar os obstáculos reais da vida, sejam eles de qualquer espécie e continuar caminhando atrás do próximo sonho, esteja ele onde estiver. Se os obstáculos forem superiores a nossa capacidade de continuar, o esforço de superá-los nos apontará um sonho novo e possível onde poderemos nos realizar plenamente.

Eu tenho um sonho que poderia ter morrido com os obstáculos intransponíveis que vieram sobre a minha história. Ele poderia ter morrido não fosse o fato de DEUS tê-lo ressuscitado em mim.

Você também não precisa aposentar o seus sonhos se os obstáculos forem maiores que você. Adapte-se e transforme os seus sonhos em algo que você possa alcançar de verdade. Lembre-se que sonhos não são fantasias, e foram feitos para serem realizados.

Saiba que há sonhos nos céus sobre as nossas vidas. Sonhos de paz e não de mal, para ao fim da luta, realizar em nós tudo aquilo que desejamos. Os sonhos de DEUS não morrem jamais, viu?

Por fim, desejo para você o que quero para mim: Que possamos superar os nossos próprios sonhos, e termos uma história fenomenal para contar aos filhos dos nossos filhos, com a Graça de DEUS.